O cantor Netinho, após o vídeo exibido no Fantástico (link do vídeo) sobre a “Saída do Armário“, publicou em seu blog pessoal (www.netinho.com.br/blog) que não gostou da edição e que poderiam ter colocado mais falas dele na matéria. Junto com a sua fala, ele colocou também todo o texto explicativo (abaixo) e que merece nosso destaque.
Aproveitando, e eu deixei comentário pra ele em seu blog: TV é assim mesmo. É impossível se aprofundar no assunto em poucos minutos ou segundos. Até hoje, em vários anos, não consegui ver (ou participar) de nenhum programa onde isso fosse possível. O mais longo que dei entrevista, com duranção de 2 horas, não foi suficiente. Meus sites e blogs, não são suficientes. Meu livro, não é suficiente. O tema é rico e por isso a insistência, sempre, de falar sobre o tema. As pessoas precisam mesmo entender mais do assunto! E que essa pequena exposição dele se repita em vários veículos. Eu já estava ciente que dos 10 minutos que gravamos só entrariam uns 15 segundos. Mas cada veículo é diferente e alguns a inserção é maior. O que importa é o barulho. As pessoas entram na Internet e ai sim, se aprofundam. Isso ja é um bom começo!
Segue o texto dele:
“Vivi uma experiência de relação com uma pessoa do mesmo sexo, relação essa que teve a mesma base de sustentação de qualquer outra relação: a paixão, o amor, o companheirismo e tudo o que de positivo você conseguir imaginar que pode acontecer entre duas pessoas. O fato de ter tido junto a mim uma pessoa do mesmo sexo não me modificou em nada como homem, como pai, como filho, como irmão e como amigo. Ao contrário, apenas me acrescentou. Me mostrou que o amor tem uma dimensão muito maior do que a que eu imaginava. Me mostrou que o amor está acima de cor, raça, idade, condição financeira, sexo, de tudo!
Meu jeito de falar, de andar, de vestir, de pentear… nada disso foi alterado. Eu continuei a ser a mesma pessoa, prezando a minha masculinidade, gostando de fazer as mesmas coisas, tendo a mesma relação com o espelho, com o meu eu interior e com os outros.
Nunca falei em lugar algum que sou “gay” pois não gosto da conotação que esta palavra tem aqui no Brasil. E não gosto de me rotular. Em nada. Não sinto que tenho que me situar numa categoria. Hoje o meu amor, o meu desejo podem estar direcionados a uma pessoa do sexo oposto e amanhã a uma do mesmo sexo. Isso pra mim não importa desde que estas relações sejam sempre motivadas pelo amor.
Na minha opinião, a palavra “Homossexual” tomou uma conotação por demais ligada ao corpo e ao sexo. Este fato transmite uma idéia errada a quem nunca viveu esse tipo de relação. Na verdade, o que une duas pessoas do mesmo sexo numa relação é o sentimento que sentem uma pela outra. E no amor, você não escolhe, não direciona. Aquilo que todos chamamos de orientação sexual deveria ser antes chamada de orientação afetiva.
Quando você já está vivendo uma coisa intensa e ainda não conseguiu encontrar dentro de você a forma de lidar com a ‘novidade’, com a ‘realidade’, seu instinto é se esconder, preservar ainda mais a sua privacidade de forma que ninguém invada um terreno que você ainda não conhece bem para poder falar a respeito. Com o tempo você adquire a certeza de que nada mudou. Com o tempo me vi o mesmo, só que muito mais feliz, apaixonado!
Passo à minha filha, aos meus amigos, e a quem posso, através da minha profissão, a mensagem de que nada que você faz por amor é em vão. Encorajo a que as pessoas corram atrás do verdadeiro amor nas suas vidas, esteja ele onde estiver. Sinto-me um homem muito completo e realizado com as experiências que tive. Aos que neste mundo ainda não entenderam que as coisas acontecem assim, só posso lamentar e desejar que encontrem o seu verdadeiro amor pois lhes trará muita luz com respeito a este assunto e a muitos outros.”
Achei bacana o lance de não focar no sexo. Vai chegar um dia minha gente, e assim espero, que as pessoas não vão mais se interessar pela orientação sexual alheia. E quando alguém perguntar se você é hetero, bi ou homo, as pessoas irão responder algo do tipo:
NÃO TENHO ORIENTAÇÃO SEXUAL, EU FICO COM QUEM EU QUISER!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário