sábado, 5 de abril de 2008

Netinho em na revista contigo

Netinho no cantinho de casa
05/04/2008 - 11h0m

O cantor Netinho abriu as portas da sua casa para a Revista Contigo. Confira todos os detalhes da entrevista concedida para a jornalista Danile Rebouças.

O silêncio na casa de praia do baiano Netinho (Ernesto de Souza Andrade Júnior) - nascido há 41 anos em Santo Antônio de Jesus -, em Guarajuba (litoral norte da Bahia), se transforma quando o cantor chega. A primeira coisa que faz é ligar o som bem alto. 'Sem música não fica a minha cara', brinca.


Não é à toa que, na estante, o cantor guarda uma imensa coletânea de CDs, toda organizada por gênero, que tem desde exemplares de música sertaneja até MPB, passando pelo rock, pagode e, claro, pelo axé.


Ícones da infância

Descontraído, Netinho recebeu Contigo! e mostrou que sua animação não se restringe ao palco. Ele não perdia nenhuma oportunidade de fazer brincadeiras e dar largos sorrisos.

Na casa, guarda boas lembranças da infância, como a coleção de bonecos da famosa cinessérie de George Lucas, 63, Star Wars (1977, 1980, 1983, 1999, 2002 e 2005), do Ênio e do Beto, personagens do cultuado programa infantil de TV Vila Sésamo (exibido no Brasil de 1972 a 1977, na Globo e na TV Cultura). 'São minhas boas recordações. Quando garoto, me divertia demais com esses bonecos', lembra um nostálgico Netinho.


Colecionador inusitado

Ao mostrar os robôs, o cantor logo imita o barulho de tiros, como se estivesse brincando com eles. Netinho também guarda computadores antigos Macintosh e coleciona copinhos de todos os lugares do mundo. 'Nunca troquei as máquinas, sempre comprava a mais nova e guardava a antiga. Os copinhos são lembranças que trago comigo das viagens que faço.'

A casa de praia em Guarajuba é seu refúgio, com muito espaço livre, área verde, academia, piscina, sala de jogos e estúdio. É lá que ele aproveita para reunir amigos e comemorar datas. 'Se essa casa falasse, estava perdido. Aprontei muito aqui. Sou festeiro demais', confessa.

Também é lá que ele curte a filha, Bruna, 9. 'É uma verdadeira adolescente e se parece demais comigo. Somos igualmente cancerianos.' A cachorrinha yorkshire Sandy, da filha, também vive na casa e esbraveja quando o cantor brinca com ela dizendo que vai chamar o gato.

Quem casa quer casa, grande

A casa foi construída antes do casamento do cantor com Mariana Trindade Andrade, 32. Netinho pensava em enchê- la de crianças. 'Meu avô teve 21 filhos com três mulheres, meu pai teve nove com três mulheres também. Diante dessa progressão, achei que fosse ter no mínimo quatro filhos. Por isso construí esta casa enorme.' No entanto, Netinho não pensa em ter mais filhos, pelo menos por agora.


'O desejo existe, mas digo, sinceramente, que não dou a Bruna a atenção que deveria dar. Viajo o tempo todo e, para ter mais filhos e embolar mais ainda o meio de campo, prefiro dedicar o tempo que tenho a Bruna. Mas essas coisas a gente não decide, a vida vai nos conduzindo.'

Netinho está separado da mulher há seis anos. Eles foram casados por quatro anos e meio. Atualmente, a filha do casal mora com a mãe e o cantor está solteiro. 'Com o coração vadio demais, sempre acompanhado, mas nada sério.'


No momento, não pensa em outro casamento. 'Mas isso eu também não controlo. Enquanto alguém não me fisgar, está ótimo assim.'


A vaidade é sua companheira. O cantor não dispensa a academia e malha todos os dias, cerca de duas horas. 'Quando não malho, fico pirado. O corpo e a mente sentem falta.'

Anfitrião chef

Na cozinha, ele revela ser um bom anfitrião. 'Gosto de cozinhar e faço de tudo', diz. Contigo! pôde comprovar o talento culinário do cantor ao degustar um saboroso ensopado de badejo que ele preparou enquanto conversava com nossa equipe.

Novo trabalho

O cantor completou 20 anos de carreira, tem 17 CDs gravados - acaba de lançar o 18o -, um DVD e um recorde de vendas de mais de 2 milhões de discos. O novo trabalho, Minha Praia (Som Livre/Caco Discos), traz 12 canções inéditas e, em julho, será versado para DVD, gravado na Ilha dos Aquários, em Porto Seguro (BA). 'Será uma continuação do CD, com 48 horas de festa sem intervalo e mais festival de comida e bebida e competição de surfe. Tudo com a cara do verão baiano, com muita gente bonita', revela.


É com entusiasmo e disposição que ele encara essa nova fase na vida pessoal e profissional. Com as conquistas consolidadas, Netinho tem se dedicado mais à família e aos amigos, mas, claro, sem deixar a música de lado. 'Hoje busco um equilíbrio do trabalho com o lado pessoal. Estou curtindo bastante e acho isso fundamental pra mim, que passei muito tempo só trabalhando, sem ter uma vida pessoal.'


O músico fez uma parada estratégica na carreira durante três anos, de 2003 a 2005. Ele comenta que esse tempo distante dos palcos o ajudou a mudar a maneira de conduzir sua vida. 'Estava muito estressado, agoniado e me sentindo vazio. Agora, busco formas diferentes de lidar com o trabalho e estou mais feliz.'


Planos para o futuro

O sucesso no último Carnaval o levou a cumprir uma pequena turnê nos Estados Unidos, no fim de fevereiro. Após os shows, ele aproveitou e gozou alguns dias de férias no país - um dos programas foi visitar a Disney. Netinho retoma com projetos, como o Luau Mix, em que propõe um show diferente com mistura de ritmos, axé e música eletrônica. A primeira apresentação já aconteceu e foi na praia de Ipitanga (Bahia), antes do Carnaval. Ainda neste semestre, o cantor segue com o Luau pelos demais estados brasileiros, a começar por Sergipe. 'Sempre haverá meu show, com DJ e uma banda local com ritmo diferente, que vai depender da época e da região', explica.


Para Netinho, o trabalho é uma de suas maiores realizações. 'A minha banda é maravilhosa, todo tempo em que estamos juntos, brincamos, damos risada. É trabalho, mas parece que a gente está de férias ao mesmo tempo. Não tem estresse. Acho que todo mundo que trabalha com o que gosta, tem o prazer associado aos momentos de cansaço.'

O atual lema da vida do cantor é traduzido pela tatuagem que fez no antebraço direito, antes do Carnaval, que estampa a frase Nada como viver. 'Ela já diz tudo, nem precisa de mais explicação', ressalta.