sexta-feira, 11 de abril de 2008


NETINHO

Ernesto de Souza Andrade Junior nasceu em Santo Antonio de Jesus-BA, em 12 de Julho de 1966. Aos nove anos, mudou - se para a capital com a família, após a trágica morte do seu pai num acidente de carro.
Aos 16 anos, o cantor Netinho já tocava e cantava MPB em diversos bares de salvador. Até que pintou a oportunidade de fazer um teste no Bloco Beijo, passou e entrou para a banda. Foi a partir daí, juntamente com o sucesso da música "Beijo na Boca" em 1986, que ele despontou para o Brasil e para o mundo.

Depois de despontar nas paradas de sucesso com seus 5 discos gravados, com a banda Beijo, Netinho foi convidado pela gravadora Polygram, hoje Universal, para iniciar sua carreira solo. O primeiro disco dessa nova etapa se chamou "Um Beijo Pra Você" e trouxe os primeiros hits da carreira solo: "Capricho dos Deuses", "Menina" e "Total", com direito a versão em espanhol.

Em 95, com o disco intitulado apenas de "NETINHO", lançou dois grandes sucessos: "Preciso de Você", que trazia um arranjo inovador, misturando a dance music com o axé, e "Rainha do Baile", que também ganhou uma versão em espanhol.
Ernesto ganhou diversos discos de Ouro e Platina, mas o de Diamante chegou com o lançamento do CD "AO VIVO". Foram mais de dois milhões de cópias vendidas. O seu quinto disco solo, "Me leva" (97), mostra-nos um artista mais maduro, mas não menos folião. Os sucessos ficaram por conta dos super hits "Fim de Semana", "Pra Te Ter Aqui" e "Quase de Manhã.

Depois de um tempo, com a carreira voltada para o exterior, realizou uma turnê em Portugal, em 98, e obteve um disco triplo de Platina pela venda do cd "Netinho Ao Vivo". Ainda em 1998, realizou mais um trabalho inovador com o disco "Rádio Brasil". A música popular brasileira veio em alta rotação com "Lugar Nenhum" e o hit "Indecisão", um samba melódico tema de novela que impulsionou as vendas do cd. E mais uma tour de sucesso em Portugal com o show multimídia "Radio Brasil".
Em 2000, lançou o cd "Clareou", que conta com três regravações: "Pra Sempre Vou Te Amar", versão do sucesso de Phill Collins, "La Belle de Jour" e "Transas". Seu lado carnavalesco ficou por conta das músicas "Taboada", "Me Siga" e "Música Baiana".

Netinho, além de cantar, participou também de projetos discográficos: "Festa Brasileira", cd feito para a copa do mundo de futebol de 98; "Alguém Cantando Caetano", em Novembro de 96; "É Natal", também em Novembro de 96 e "A Arca dos Bichos", projeto feito em 99 e direcionado a crianças, foram os que se destacaram.
Recentemente o cantor Netinho lançou o CD e DVD “Netinho Por Inteiro”, trabalho que comemora seus 18 anos de carreira e contou a participação de Ivete Sangalo e do grupo afro Ilê Ayê. Foram dois meses de preparativos para a gravação, que ocorreu em fevereiro de 2006, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).

Um comentário:

Lidiana Cordeiro Pereira da Motta disse...

Amiga, essa postagem era pra sair aqui no comentário... Foi mal, agora não consegui apagar... Apaga aí! Depois coloco uma postagem legal. Beijão!