terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Netinho


Ernesto de Souza Andrade Junior nasceu em Santo Antonio de Jesus-BA, em 12 de Julho de 1966. Aos nove anos, mudou - se para a capital com a família, após a trágica morte do seu pai num acidente de carro.
Aos 16 anos, o cantor Netinho já tocava e cantava MPB em diversos bares de salvador. Até que pintou a oportunidade de fazer um teste no Bloco Beijo, passou e entrou para a banda. Foi a partir daí, juntamente com o sucesso da música "Beijo na Boca" em 1986, que ele despontou para o Brasil e para o mundo.

Depois de despontar nas paradas de sucesso com seus 5 discos gravados, com a banda Beijo, Netinho foi convidado pela gravadora Polygram, hoje Universal, para iniciar sua carreira solo. O primeiro disco dessa nova etapa se chamou "Um Beijo Pra Você" e trouxe os primeiros hits da carreira solo: "Capricho dos Deuses", "Menina" e "Total", com direito a versão em espanhol.

Em 95, com o disco intitulado apenas de "NETINHO", lançou dois grandes sucessos: "Preciso de Você", que trazia um arranjo inovador, misturando a dance music com o axé, e "Rainha do Baile", que também ganhou uma versão em espanhol.
Ernesto ganhou diversos discos de Ouro e Platina, mas o de Diamante chegou com o lançamento do CD "AO VIVO". Foram mais de dois milhões de cópias vendidas. O seu quinto disco solo, "Me leva" (97), mostra-nos um artista mais maduro, mas não menos folião. Os sucessos ficaram por conta dos super hits "Fim de Semana", "Pra Te Ter Aqui" e "Quase de Manhã.

Depois de um tempo, com a carreira voltada para o exterior, realizou uma turnê em Portugal, em 98, e obteve um disco triplo de Platina pela venda do cd "Netinho Ao Vivo". Ainda em 1998, realizou mais um trabalho inovador com o disco "Rádio Brasil". A música popular brasileira veio em alta rotação com "Lugar Nenhum" e o hit "Indecisão", um samba melódico tema de novela que impulsionou as vendas do cd. E mais uma tour de sucesso em Portugal com o show multimídia "Radio Brasil".
Em 2000, lançou o cd "Clareou", que conta com três regravações: "Pra Sempre Vou Te Amar", versão do sucesso de Phill Collins, "La Belle de Jour" e "Transas". Seu lado carnavalesco ficou por conta das músicas "Taboada", "Me Siga" e "Música Baiana".

Netinho, além de cantar, participou também de projetos discográficos: "Festa Brasileira", cd feito para a copa do mundo de futebol de 98; "Alguém Cantando Caetano", em Novembro de 96; "É Natal", também em Novembro de 96 e "A Arca dos Bichos", projeto feito em 99 e direcionado a crianças, foram os que se destacaram.
Recentemente o cantor Netinho lançou o CD e DVD “Netinho Por Inteiro”, trabalho que comemora seus 18 anos de carreira e contou a participação de Ivete Sangalo e do grupo afro Ilê Ayê. Foram dois meses de preparativos para a gravação, que ocorreu em fevereiro de 2006, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).


CURIOSIDADES

Até hoje o cantor Netinho nunca contratou diretor algum para os seus shows. Sempre criou, dirigiu e produziu todos os seus espetáculos. Desde o início com a Banda Beijo.

Em 1991 gravou com a Banda Beijo um CD pop, apenas com instrumentos eletrônicos, em plena febre da música baiana no Brasil. Foi o CD “Badameiro” e saiu pela gravadora Polygram.

Foi o primeiro artista brasileiro a desfilar com um trio elétrico no Rio de Janeiro, na Avenida Atlântica, em Copacabana, em 1992.

Foi o primeiro artista brasileiro a levar um trio elétrico montado para fora do Brasil. Aconteceu em 1990 e foi para a Itália. Essa viagem durou dois meses.

Foi o primeiro artista baiano a gravar um CD “ao vivo” dando início a uma série de lançamentos na mesma linha dentro do axé music e na música brasileira. Foi em 1996 e o CD ‘Netinho ao vivo” ultrapassou mais de 2.000.000 de cópias vendidas.

Netinho foi o responsável pela disseminação da expressão “tira o pé do chão!” que virou sua marca na gravação ao vivo da música “Milla”.

A música “Milla” bateu todos os recordes de execução de rádio em todo o Brasil e foi regravada em mais de 8 línguas inclusive o russo.

Foi o primeiro artista brasileiro a atravessar o Atlântico e fazer um carnaval com trio elétrico em Portugal. Aconteceu em 2000, em Lisboa, no Parque das Nações.

Netinho alcançou a marca de 29 shows num único mês, em janeiro de 1998.

BLOG: www.netinhoporinteiro.zip.br

SITE OFICIAL: www.netinho.com.br

ORKUT: Netinho


*Informações retiradas do site oficial do cantor e adaptadas.

<-Voltar

3 comentários:

Bruno Rhavani {"Eu sou responsável pelo que falo, não pelo que você entende"} disse...

Oi Mari... Olha só, não caia nesta de que Netinho tem orkut, viu? São todos orkuts-fantasma. Muita calma nesta hora.

Mariana Souza disse...

Oi Brunno

Agradeço pelo toque viu
valeu
muitooooooooooooo obrigado mesmo de coração
Mais amigo não se preocupe sei que nosso grande Netinhoooooooooo NÃO
tem orkut ate pq não tem tempo pra isso!!!!!!!!!
abração

ERIVALDO ALVES disse...

É MARI...,VOCÊ TEM TODA RAZÃO. NETINHO NÃO TEM TEMPO PRA ORKUT.
GENTE IMPORTANTISSIMA !!! SABE COMO É NÉ !!